NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE PADROEIRA DO ESTADO DO TOCANTINS


Imagem de Nossa Senhora da Natividade

A vida da Mãe de Jesus Cristo influencia o calendário ocidental, com uma data especial, o dia 08 de setembro, por exemplo, foi escolhido para ser a comemoração à Nossa Senhora da Natividade, devido as festividades em homenagem à Imaculada Conceição de Maria, celebrada no dia 08 de dezembro. Após os nove meses que separam as datas com a gestação de Maria, cultuada por ter concebido de forma miraculosa o menino Jesus. 
No ano de 1735, Padres Jesuítas trouxeram a imagem da Santa para a região Norte do Estado do Goiás, sendo a primeira imagem sacra a chegar ao local em embarcações pelo Rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz.
Com a separação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense especialmente Dom Celso Pereira de Almeida, Bispo de Porto Nacional envia, em março de 1992, solicitação ao papa João Paulo II, expressando o desejo dos devotos de Nossa Senhora, de vê-la consagrada padroeira do seu novo Estado.
A solicitação foi aceita pelo Vaticano e em 15 de agosto de 1992 dom Celso oficializa, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade padroeira principal do Tocantins.
Comemora-se a data com festejo acalorado pelos fiéis católicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPUTADA AMÁLIA SANTANA ATENDE PEDIDO DE LIDERANÇAS ANANAENSES

PREFEITO VALBER SARAIVA, VEREADOR CARLOS BUCHADA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS BUSCAM RECURSOS PARA ANANÁS EM PALMAS

PARALISAÇÃO DE GRANJA AFETA O MERCADO DE TRABALHO NO BICO